top of page

5 linguagens pelas quais expressamos e recebemos o sentimento de amor e valorização profissional:

 

Palavras de afirmação

 

Algumas pessoas se sentem mais reconhecidas e valorizadas quando recebem palavras que emitam mensagens de reforço positivo, encorajamento ou motivação.

 

Tempo de qualidade

 

Certas pessoas focam tanto nos seus objetivos e no trabalho que se esquecem de dedicar um tempo mínimo de convívio e atenção genuína aos seus familiares, amigos, colegas ou liderados. Aliás, em uma época de tantas cobranças em que temos que dividir o nosso tempo com tantas tecnologias em prol de nossa produtividade e crescimento profissional, nunca nos foi exigido tanta sabedoria para reconhecer o que realmente importa e dedicar o devido tempo a isto! Muitas vezes um simples diálogo acolhedor onde experiências, pensamentos, emoções e desejos possam realmente ser compartilhados e compreendidos é porta mais eficaz para a nossa verdadeira ascensão.   

 

Presentes

 

Para algumas pessoas, faz diferença quando o que é cedido pode ser tocado, não importando, na grande maioria das situações, se é caro ou se é barato. O que importa é o símbolo concreto, visual e palpável dessa ação. É como se funcionasse como uma prova dos sentimentos envolvidos.

 

Atos de serviço

 

Para certas pessoas, o ato de ajudar e de servir conta mais no processo de reconhecimento e valorização. Se o seu parceiro ou colega tem essa linguagem como sua principal, então certamente existem tarefas que ele(a) irá gostar que você as faça.  Portanto, para valorizar alguém com um ato de serviço, basta se preocupar mais com as coisas que ele faz ou tem que fazer e ajudá-lo com tarefas que você, muito provavelmente, sabe que ele gostaria que você fizesse. 

 

Toque físico (apropriado)

 

O toque físico é, portanto, quando apropriado, um poderoso veículo de comunicação para dizer o quanto você ama ou valoriza a pessoa ao seu lado no ambiente pessoal nivel relacionamento valoriza andar de mãos dadas, beijar, abraçar etc... Porem no ambiente de trabalho requer uma perocupação de como descobrir novas formas e lugares de toque pode ser um excitante desafio por exemplo no ambiente de trabalho, principalmente em alguns países, é muito importante ter o discernimento para saber se o toque físico é realmente apropriado. Dependendo da liberdade, da afinidade e do grau de amizade que você tenha com o seu colega, um abraço sincero de agradecimento, congratulação e saudação, um “tapinha” no ombro ou um aperto de mão mais expressivo podem fazer com que ele se sinta mais valorizado. 

 

“Por que é tão importante sentir-se valorizado no ambiente profissional?

Como reflexo da necessidade básica de sermos amados, todos queremos ter a confirmação de que aquilo que estamos fazendo é significativo e importante. Ninguém quer se sentir apenas como uma máquina ou um bem da empresa. Queremos ser valorizados como pessoas únicas e especiais. E assim como cada pessoa possui sua principal linguagem de amor nos relacionamentos familiares, elas também possuem sua principal linguagem de valorização pessoal no ambiente profissional. 

 

“O que ocorre quando os relacionamentos profissionais não são nutridos por um senso de valorização e apreciação pessoal?

- Falta de conexão uns com os outros e com a missão da organização;

- Tendência ao desânimo e à desmotivação. “Sempre há mais coisas a executar e ninguém valoriza o que eu estou fazendo”;

- Aumento dos conflitos internos e reclamações gerais;

- Absenteísmo e procura por novas oportunidades de trabalho. Perca de talentos”.

“Descobrimos que no mundo dos negócios muitas pessoas fazem pressuposições equivocadas sobre a valorização pessoal no ambiente de trabalho”.

Crença: a maioria dos gerentes (89%) acredita que os empregados saem da empresa para ganhar mais; apenas 11% acreditam que os empregados saem por outras razões.

Fato: apenas 12% dos empregados relataram estar deixando o emprego para ganhar mais; 88% dos empregados afirmam que os motivos de seu desligamento são outros que não o dinheiro. 

 

Fonte: Leigh Branham, The 7 Hidden Reasons Employees leave: How to recognize the Subtle Signs and Act before It´s Too Late.

 

“De acordo com pesquisas realizadas pelo Ministério do Trabalho dos Estados Unidos, 64% dos norte-americanos que deixam o emprego dizem fazê-lo por não se sentirem valorizados. Os funcionários chegam a valorizar duas vezes mais o reconhecimento vindo de seus superiores do que o recebido de seus colegas de trabalho”.

 

Fonte: Mike Robbins, Focus on the Good Stuff: The Power of Appreciation.

Linguagem de Valorização

R$ 0,00Preço
    bottom of page